Informativo do dia 11/06/2019

Abertura 4ª Edição Projeto Politizar

O projeto Politizar realiza amanhã, 12 de junho, das 19 às 22h, a abertura da simulação da sua quarta edição. O evento irá acontecer no auditório Lauro Vasconcelos, na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás.

Na cerimônia, haverá a instalação e posse dos participantes a deputados. A quarta edição do Politizar conta com um diferencial: haverá votações para governador e vice-governador, definidos por chapas organizadas pelas coligações. Somente assessores poderão concorrer para a vaga de governadoria e todos os participantes do projeto poderão votar.

O objetivo principal do Politizar é aproximar a sociedade da vida política, além de oferecer educação política aos participantes. O projeto  que bateu recorde no número de inscrições esse ano. Foram um total de 508 incritos, um aumento de mais de 90% comparado à edição anterior.

No início deste ano, em encontro com o reitor da UFG, Edward Madureira, Lissauer já havia afirmado que pretendia aprimorar o projeto Politizar com o objetivo de aproximar estudantes universitários da Assembleia, e contribuir para a sua formação cidadã, o que vem fazendo com frutos já nesta quarta edição do programa. “Nossa intenção e meta é aumentar a condição de poder fazer novas parcerias. O Poder Legislativo e entidades precisam estar unidos para buscarmos as parcerias que têm dado certo. Agradeço a UFG por abrir as portas e estar conosco, não só mantendo alguns projetos, como também aumentando e difundindo novos”, afirmou Lissauer.

Em entrevisa à Agência Assembleia de Notícias, Madureira explicou que o projeto tem surpreendido pelo seu alcance. "Só cresce. Isso mostra o quando os jovens estão interessados em ter essa experiência". O reitor acrescentou ainda "que isso estimula muito a condução dos trabalhos em prol do projeto". Para ele, "a única coisa que pode nos salvar é a política". Sendo assim, ainda de acordo com Madaureira, "conhecer os processos da Casa, exercitar o debate contraditório, saber como a política é operada só contribui". Por fim, Madureira ressaltou que a maior beneficiada com o projeto é a sociedade. 

Sobre o projeto

O projeto Politizar é um programa de extensão da UFG juntamente com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que tem por objetivo promover uma simulação da vida parlamentar. Para isso, são escolhidos 41 deputados, 41 assessores parlamentares e 6 jornalistas políticos, que após selecionados, participarão de um treinamento e terão a chance de criar projetos de leis que serão votados pelos demais participantes durante a simulação.

Após preencherem o formulário de inscrição online, os inscritos passaram por uma entrevista presencial, e depois de selecionados participaram de um treinamento, nos dias 2, 3 e 4 de Maio. Desde a simulação os participantes estão se articular para proporem projetos de leis e coligações e se preparando para que possam votar para os cargos de deputados na Mesa Diretora e de assessores como governador e vice-governador.

Nesta quinta-feira, 13, começa a fase de simulação, quando pela manhã será realizada a e votação para definir os deputados que irão compor a Mesa Diretora.  Toda a simulação poderá ser acompanhada pela TV ALEGO e pelo portal ALEGO. Mais informações podem ser conferidas em: politizar.al.go.leg.br 

Notícia extraída do sítio da Alego:

https://portal.al.go.leg.br/noticias/ver/id/168952/assembleia+legislativa+e+ufg+abrem+nesta+quarta-feira+12+mais+uma+edicao+do+projeto+politizar