Inauguração sede da Escola do Legislativo
Inauguração Escola do Legislativo
Fachada Escola do Legislativo
Presentes inauguração sede da Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo goiano é um órgão integrante da estrutura administrativa da Assembleia Legislativa. Sua implantação é fruto de uma expectativa antiga entre parlamentares, diretores e servidores. Sua criação aconteceu em 22 de junho de 2004, através da Resolução nº 1.164, na gestão do então presidente Célio Silveira (PSDB). Posteriormente, no dia 20 de maio de 2009, a Escola foi regulamentada através da resolução nº 1.267, pelo então presidente da Casa, deputado Helder Valin (PSDB). Seus principais objetivos compreendem: promover a aproximação entre o Poder Legislativo e a comunidade, oferecer suporte conceitual de natureza técnico-científica aos parlamentares e servidores da Assembleia e atuar em conjunto com as Diretorias e demais órgãos da Casa. As atividades da Escola consistem, ainda, em promover a integração entre as Casas Legislativas Federal, Distrital, Estaduais, Municipais e Tribunais de Contas, por meio de intercâmbios e realização de cursos, seminários e outros eventos. Voltada à educação e ao aperfeiçoamento profissional e político dos servidores e deputados do parlamento goiano, a Escola do Legislativo tem como meta principal o fortalecimento do Poder Legislativo. No dia 29 de fevereiro de 2012, foi inaugurada sua sede própria, situada na Alameda dos Buritis, em frente ao prédio da Assembleia. Na oportunidade, foram assinados convênios e protocolos de intenções com as seguintes instituições: Instituto Casa Brasil, Universidade Federal de Goiás, Uni-Anhanguera, Fundação de Apoio à Pesquisa, Instituto Casa Brasil de Cultura, além de escolas do Judiciário, dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da União dos Vereadores de Goiás. Acreditando que a solução para os problemas da sociedade passa necessariamente pela educação e pela formação de uma consciência política, a Escola entende que, através do aprofundamento do conhecimento e da cultura política, ocorrerá naturalmente um aperfeiçoamento profissional dos servidores da Casa. Consequentemente, estarão mais preparados para atender as aspirações da sociedade.