Elaboração de Justificativas no Processo Administrativo
SIGAM NOSSO INSTAGRAM: @escoladolegislativogo
Nos dias 19 e 20 de março, será realizada na Assembleia Legislativa de Goiás o curso Elaboração de Justificativas no Processo Administrativo. As inscrições estão abertas através do site da Escola do Legislativo: https://escola.al.go.leg.br/atividades/500/mais_informacoes.
Objetivo Geral:
Colaborar com o aprimoramento dos servidores, de maneira que possam fazer justificativas nos processos administrativos com maior qualidade e abrangência.
Professor: Ariston José de Araújo, Advogado formado pela PUC-GO. Diploma de Estudos Avançados, na especialidade Urbanismo, Planejamento Territorial e Meio Ambiente, pela Universidade Paris XII, França. Especialização em Licitações e Contratos Administrativos pela Faculdade Cers, de Recife-PE. Ex-Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado de Goiás. ExDiretor Administrativo e Secretário de Gestão de Compras da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e atualmente assessor especial da Diretoria-Geral Adjunta da ALEGO. Professor da Escola do Legislativo da ALEGO. Já foi dirigente de instituições de ensino superior privadas, em Jussara-GO, Piracanjuba-GO e Iporá-GO (diretor pedagógico e presidente da mantenedora). Professor credenciado da Escola Superior da Advocacia da OAB-GO.
Conteúdo Programático:
1. Apresentação e expectativas;
2. Como será o curso;
3. Legislação aplicável;
4. Por que as pessoas têm dificuldades para redigir?;
5. O uso da linguagem simples na redação oficial;
6. A coesão, clareza, coerência, concisão e correção gramatical dos textos no processo administrativo;
7. A importância das justificativas no processo administrativo;
8. Os reflexos de uma justificativa defeituosa;
9. O princípio da motivação;
10.Oficinas:
10.1. A interpretação de textos no processo administrativo;
10.2. Como fazer justificativa em requerimentos;
10.3. Como redigir um memorando com boa justificativa.
11.Conclusões.
12. Quiz (resolução de questões sobre assuntos discutidos no curso);
13.Encerramento com sorteio de brindes.
ATENÇÃO:
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO EM CURSOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO!
Como é feita a Inscrição? Para os servidores da Assembleia Legislativa, a inscrição é realizada através do portal da Escola do Legislativo;
1. Acesse o site escola.al.go.leg.br e faça o seu login utilizando usuário e senha;
2. Consulte a aba “próximas atividades”, selecione o curso que deseja se inscrever, leia atentamente as informações sobre o curso;
3. Escolha a turma que deseja se inscrever e selecione o botão “Inscreva-se”;
4. Ao final será exibida uma mensagem de confirmação de inscrição;
5. Para inscritos externos (que não sejam funcionários da Assembleia Legislativa), é necessário entrar em contato com a Seção Administrativa da Escola do Legislativo através do ramal 3199.