Informativo do dia 06/03/2024

Curso: Elaboração de Justificativas no Processo Administrativo

SIGAM NOSSO INSTAGRAM: @escoladolegislativogo

Nos dias 19 e 20 de março, será realizada na Assembleia Legislativa de Goiás o curso Elaboração de Justificativas no Processo Administrativo. As inscrições estão abertas através do site da Escola do Legislativo:  https://escola.al.go.leg.br/atividades/500/mais_informacoes.

Objetivo Geral:

Colaborar com o aprimoramento dos servidores, de maneira que possam fazer justificativas nos processos administrativos com maior qualidade e abrangência.

Professor: Ariston José de Araújo, Advogado formado pela PUC-GO. Diploma de Estudos Avançados, na especialidade Urbanismo, Planejamento Territorial e Meio Ambiente, pela Universidade Paris XII, França. Especialização em Licitações e Contratos Administrativos pela Faculdade Cers, de Recife-PE. Ex-Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado de Goiás. ExDiretor Administrativo e Secretário de Gestão de Compras da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e atualmente assessor especial da Diretoria-Geral Adjunta da ALEGO. Professor da Escola do Legislativo da ALEGO. Já foi dirigente de instituições de ensino superior privadas, em Jussara-GO, Piracanjuba-GO e Iporá-GO (diretor pedagógico e presidente da mantenedora). Professor credenciado da Escola Superior da Advocacia da OAB-GO.

Conteúdo Programático:

1. Apresentação e expectativas;

2. Como será o curso;

3. Legislação aplicável;

4. Por que as pessoas têm dificuldades para redigir?;

5. O uso da linguagem simples na redação oficial;

6. A coesão, clareza, coerência, concisão e correção gramatical dos textos no processo administrativo;

7. A importância das justificativas no processo administrativo;

8. Os reflexos de uma justificativa defeituosa;

9. O princípio da motivação;

10.Oficinas:

10.1. A interpretação de textos no processo administrativo;

10.2. Como fazer justificativa em requerimentos;

10.3. Como redigir um memorando com boa justificativa.

11.Conclusões.

12. Quiz (resolução de questões sobre assuntos discutidos no curso);

13.Encerramento com sorteio de brindes.

ATENÇÃO:

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO EM CURSOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO!

Como é feita a Inscrição? Para os servidores da Assembleia Legislativa, a inscrição é realizada através do portal da Escola do Legislativo;

1. Acesse o site escola.al.go.leg.br e faça o seu login utilizando usuário e senha;

2. Consulte a aba “próximas atividades”, selecione o curso que deseja se inscrever, leia atentamente as informações sobre o curso;

3. Escolha a turma que deseja se inscrever e selecione o botão “Inscreva-se”;

4. Ao final será exibida uma mensagem de confirmação de inscrição;

5. Para inscritos externos (que não sejam funcionários da Assembleia Legislativa), é necessário entrar em contato com a Seção Administrativa da Escola do Legislativo através do ramal 3199.