Informativo do dia 15/08/2023

Curso: INTRODUÇÃO À LIBRAS

ATENÇÃO! INSCRIÇÕES ABERTAS!

SIGAM NOSSO INSTAGRAM: @escoladolegislativogo

A Escola do Legislativo informa que no dia 28/08/2023segunda-feira, dará início ao Curso: INTRODUÇÃO À LIBRAS - 2/2023

Objetivo Geral:

Contribuir para criação de um ambiente mais inclusivo na Assembleia Legislativa de Goiás por meio da capacitação dos servidores acerca da pessoa surda e da Libras

Público-alvo: Servidores da Alego

Inscrições: Através do ramal 3199 ou pelo Whatsapp 62 3221-3199.

Vagas e Turmas: 45 vagas por turma, 2 turmas - Matutina e Vespertina.

Local: Sala de Aula 01 da Escola do Legislativo - Bloco "A" - 1º andar - Acima do Santander.

Carga Horária: 16 horas-aula por turma.

Datas: 28/08, 04/09, 11/09, 18/09 e 25/09 (5 encontros)

Horários:

• Turma matutina: das 09h às 11h30;
  • Turma vespertina: das 14h às 16h30

Conteúdo Programático:

1º encontro (aulas 1 - 3): O que não é a Libras? Desmistificando a Língua de Sinais Brasileira; Alfabeto e Cumprimentos;

2º encontro (aulas 4 - 6): História dos surdos; Numerais Cardinais, Ordinais e quantificadores em Libras;

3º encontro (aulas 7 - 9): Mundo Surdo: identidade, cultura e comunidade (com presença de instrutor

surdo convidado); Sinais relacionados às pessoas (pronomes pessoais e possessivos), família;

4º encontro (aulas 10 - 12): Elementos de acessibilidade e inclusão; Sinais relacionados a sentimentos e emoções;

5º encontro (aulas 13 - 15): Luta por direitos da comunidade surda: o papel do legislativo; Sinais relacionados ao contexto político e atendimento; Aula 16 : Atividade de culminância.

Professores:

Turma Matutina

Diego Vinícius Anatálio da Silva – Graduado em Comunicação Social – Jornalismo. Aluno de Interpretação II em Libras no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS Goiânia). Aluno de Licenciatura do curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG) (Instrutor responsável pelo período matutino).

Turma Vespertina

Gabriel dos Santos Machado - Licenciado em Libras, Bacharel em Direito, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação, atuou como intérprete de Libras na Rede Federal de Ensino nos últimos 8 anos. Professor de Libras em cursos de graduação e pós-graduação. Ex-Diretor Acadêmico do IFBA Campus Ilhéus. Atualmente, é servidor da Alego como Intérprete de Libras e Professor na Secretaria de Educação de Goiânia (Instrutor responsável pelo período vespertino).