Informativo do dia 08/08/2023

1ª EDIÇÃO DO CURSO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVO - 2/2023

ATENÇÃO! INSCRIÇÕES ABERTAS!

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A Escola do Legislativo informa que no dia 23/08/2023 quarta-feira, dará  início  ao  Curso: 1ª EDIÇÃO DO CURSO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVO - 2/2023

Objetivo Geral:

Colaborar para que os servidores que atuam na área administrativa das unidades administrativas estejam conscientes da importância da gestão de documentos na rotina administrativa das suas unidades de trabalho, bem como sejam capazes de conduzir tecnicamente a organização dos arquivos de uso corrente no âmbito da Alego, gerindo e organizando os documentos digitais e não digitais e reconhecendo o valor destes documentos como fonte de prova, informação e de prestação de contas.

Público-alvo: Todos os servidores e estagiários que trabalham em serviços administrativos na Alego.

Inscrições: Através do ramal 3199 ou pelo Whatsapp 62 3221-3199.

Vagas e Turmas: 40 vagas por turma, 2 turmas - Matutina e Vespertina.

Local: Sala de Aula 01 da Escola do Legislativo - Bloco "A" - 1º andar - Acima do Santander.

Carga Horária: 08 horas-aula por turma. 

Datas e Horários:

 

23/08/2023 (quarta-feira)

Turma matutina:

1ª aula - 8:30 às 9:15

2ª aula - 9:15 às 10:00

Intervalo – 10:00 às 10:15

3ª aula - 10:15 às 11:00

4ª aula - 11:00 às 11:45

Turma vespertina:

1ª aula - 14:00 às 14:45

2ª aula - 14:45 às 15:30

Intervalo – 15:30 às 15:45

3ª aula - 15:45 às 16:30

4ª aula - 16:30 às 17:15

 

25/08/2023 (sexta-feira)

Turma matutina:

5ª aula - 8:30 às 9:15

6ª aula - 9:15 às 10:00

Intervalo – 10:00 às 10:15

7ª aula - 10:15 às 11:00

8ª aula - 11:00 às 11:45

Turma vespertina:

5ª aula - 14:00 às 14:45

6ª aula - 14:45 às 15:30

Intervalo – 15:30 às 15:45

7ª aula - 15:45 às 16:30

8ª aula - 16:30 às 17:15

 

 

Conteúdo Programático:

1. Apresentação e expectativas;

2. Módulo 1: Noções básicas de arquivo.

2.1. Conceito básico de arquivo e sua aplicabilidade para a sociedade;

2.2. Conceito e a caracterização dos documentos de arquivo;

2.3. Princípios arquivísticos e a Teoria das Três Idades;

2.4. Identificação das funções arquivísticas;

3. Módulo 2: Conceitos básicos de gestão de documentos.

3.1. As fases da gestão de documentos arquivísticos;

3.2. Conceitos de Classificação e Avaliação de documentos de arquivo;

3.3. Instrumentos de gestão de documentos de arquivo;

3.4. Papel e competências da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD;

4. Módulo 3: Conceitos básicos de documentos digitais;

4.1. Vantagens e desvantagens do documento digital;

4.2. Conceito de documento digital, documento eletrônico e documento arquivístico digital;

4.3. Níveis de abstração do documento digital;

4.4. Principais diferenças entre documento digital e não digital;

5. Módulo 4: Conceitos básicos de preservação de documentos e arquivo

5.1. Preservação e conservação de documentos;

5.2. Tratamento arquivístico de massa documental acumulada - MDA;

5.3. Materiais para uso nos pequenos reparos e conservação de documentos de arquivo;

5.4. Prática de pequeno reparo e higienização de documentos de arquivo;

6. Conclusões;

 

Professor:

 

Edson Brandão Cruz (61 981325809) - Servidor efetivo da ALEGO.  Analista Legislativo, categoria funcional - Arquivista. Formado em  Arquivologia pela Universidade de Brasília. Especialista em Administração do Patrimônio Público. Treze anos de experiência no serviço público federal e estadual, sendo 10 anos trabalhando em gestão de arquivos. Possui várias certificações na área de gestão de documentos

 

 

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